Programa une sites de relacionamento a plataformas de ensino à distância

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2008
Programa une sites de relacionamento a plataformas de ensino à distância
[Imagem: Cooper Project]



Que tal juntar os sites de relacionamento, que fazem tanto sucesso principalmente entre os mais jovens, com as plataformas de ensino à distância? Parece um enfoque interessante para se aproveitar a freqüência de uns com o papel educativo dos outros.
Gerenciamento de Projetos
Foi justamente o que pensaram os pesquisadores europeus do projeto Cooper. Mas eles foram além, e juntaram à nova plataforma um sistema completo de gerenciamento de projetos, que permite que as equipes virtuais façam sua experiência virtual alcançar o rendimento pleno.
A nova plataforma combina a funcionalidade do gerenciamento de projetos, com suas metas e prazos, a liberdade e a funcionalidade que tornou os sites de relacionamento tão populares e um sistema tradicional de e-learning.
Interesses comuns
O objetivo principal da plataforma Cooper é dar suporte a equipes multinacionais, de instituições, organizações não-governamentais e empresas que operam em vários países. Mas não há restrições a comunidades livres com interesses comuns.
O resultado é um ambiente virtual no qual equipes dispersas geograficamente, mas partilhando dos mesmos interesses de aprendizado, podem trocar idéias, estudar juntos, contatar instrutores e compartilhar documentos.
Técnicas de ensino centradas em projeto
"Cada vez mais técnicas de ensino centradas em projeto estão sendo adotadas por instituições e empresas," afirma Xuan Zhou, coordenador do projeto. "Equipes, ao contrário de estudantes individuais, irão trabalhar em um determinado projeto, onde o suporte de professores freqüentemente será substituído pela interação entre os membros estudantes. Esses membros da equipe poderão vir de diferentes instituições para fornecer diferentes competências e enfoques."
Aprendizado à distância
O novo sistema de aprendizado à distância foi construído para ser flexível e funcional. Ele incorpora os mais recentes avanços da chamada Web 2.0 e permite até mesmo que os participantes se comuniquem por meio de VoIP e por vídeoconferência, tudo dentro do mesmo ambiente.
O projeto Cooper se encerra neste próximo mês de Março e a maioria da nova plataforma será disponibilizada gratuitamente, exceto alguns componentes comerciais, como o VoIP.