Cem Regras para Gerenciamento Projetos (da Nasa)

Por Luís Afonso Assumpção - Portugal

Antes de começar a falar em metodologias de gerenciamento de projetos, tais como PMI, gostaria de lembrar que a ciência de projetos é, antes de tudo, o estudo de sua prática, uma praxiologia.
Porque "gerenciar projetos" é um assunto que só se pode conhecer a fundo FAZENDO.
E só pelo estudo de sua 'praxis' é que se pode mapear quais os fatores mais comuns para levá-los ao sucesso. Mas esta lista não é determinística.

Isso significa que um projeto de sucesso pode ou não ser obtido através da dedicada aplicação dos métodos mais conhecidos.
Sempre existe um indeterminismo ligado à sua implementação. Nisso a ciência de projetos se assemelha à economia - também ela uma outra ciência baseada no estudo das práticas já adotadas.

Neste sentido, o texto que cito a seguir é uma preciosa contribuição ao entendimento em profundidade dos diversos componentes técnicos, pessoais/motivacionais, ambientais e organizacionais envolvidos no processo de gerenciamento de projetos.

Trata-se das "Cem Regras para Gerenciamento Projetos (da Nasa)",
produzido por Jerry Madden, diretor associado da Diretoria de Projetos de Vôo Espacial da Nasa e que tive a paciência de traduzir.
Como o material é bastante extenso, não comportado neste formato de blog, criei um website dedicado a ele. Aqui está o endereço: http://luis.afonso.googlepages.com/cemregrasparaprojetos

Aproveitem!!