Encontro Internacional do DFJUG: JavaFX 2

Quando: terça-feira, 22 de maio, com o tema "JavaFX 2" as 19.30 horas

Resumo da apresentação:

JavaFX tem o poder dos ambientes gráficos modernos, adiciona a capacidade de animações e multimídia e, estende uma portabilidade sem limites na Internet, e além. Ao mesmo tempo, alavanca o poder e o alcance da linguagem e plataforma Java, permitindo acesso total às atuais bibliotecas Java e a integração com tecnologias cliente Java, como o Swing. Esta palestra apresentará a plataforma JavaFX 2 da perspectiva de um veterano desenvolvedor Java. O poder das API de JavaFX serão explicadas através de diversos exemplos que serão construídos durante o curso da apresentação. Se você ouviu falar antes de JavaFX, mas ainda não está certo querer mergulhar nela, agora é a hora de ver o que você está perdendo.Resumo da apresentação: JavaFX tem o poder dos ambientes gráficos modernos, adiciona a capacidade de animações e multimídia e, estende uma portabilidade sem limites na Internet, e além. Ao mesmo tempo, alavanca o poder e o alcance da linguagem e plataforma Java, permitindo acesso total às atuais bibliotecas Java e a integração com tecnologias cliente Java, como o Swing. Esta palestra apresentará a plataforma JavaFX 2 da perspectiva de um veterano desenvolvedor Java. O poder das API de JavaFX serão explicadas através de diversos exemplos que serão construídos durante o curso da apresentação. Se você ouviu falar antes de JavaFX, mas ainda não está certo querer mergulhar nela, agora é a hora de ver o que você está perdendo. 

Palestrante:

Stephen Chin

Stephen Chin é evangelista de tecnologia Java da Oracle, especializado em interface usuário e coautor do livro Pro JavaFX Platform 2, que é a referência técnica para o JavaFX. Ele tem se apresentado em conferencias de Java em todo o mundo, inclusive Devoxx, Codemash, OSCON, J-Fall, GeeCON, Jazoon e JavaOne, onde por duas vezes recebeu o premio de Rock Star. Em suas noites e fins de semana, Stephen é um programador de código aberto, trabalhando em projetos como ScalaFX, que é uma DSL para JavaFX na linguagem Scala, Visage, uma interface orientada ao usuário para a linguagem da JVM, JFXtras, um componente e biblioteca de extensão para JavaFX e, Apropos, uma ferramenta de agendamento do projeto Agile escrito em JavaFX. 

19:30
Recepção e recebimento dos aparelhos de tradução simultânea.
20:00 ~ 20:30
O guia do desenvolverdor Java;
O futuro do desenvolvimento das aplicações para Internet - RIA (Rich Internet Applications).
20:30 ~ 21:30
Perguntas e Respostas, avisos da comunidade e sorteio de livros.
Público alvo:
Desenvolvedores iniciantes em programação Java.

Palestra motivacional em inglês. Haverá tradução simultânea para o português.
Local:
Fac. Projeção Sobradinho (Q.14 s/n AE 21).http://www.faculdadeprojecao.edu.br
(Colégio Sete Estrelas) 

  Atenção : Somente participarão dos sorteios aqueles que doarem um pacote de 5 kg. de Arroz.

SOLIDARIEDADE :


Quanto você vai pagar para por este encontro de tecnologia? NADA!
Como você sabe, este convite é gratuito, mas se você trouxer pacote de 5 kg de Arroz este será doado para o Lar Betel -http://www.betelchildrenshome.org.uk (em ingles), que atende a mais de 200 crianças institucionalizadas (em situação de risco). 

Os Vingadores: o que eles têm a nos ensinar?


Quando temos um grupo de pessoas com características variadas, temos também um grupo de pessoas com objetivos diferentes e que se motivam de maneiras diferentes

 Qualquer um que tenha acompanhado minimamente o grande sucesso "The Avengers", percebe claramente a formação de uma equipe que tem todas as qualidades para obter sucesso, mas que, como grande parte das equipes, caminha em direção contrária a ele. Isso porque normalmente - e até naturalmente - quando temos um grupo de pessoas com características variadas, temos também um grupo de pessoas com objetivos diferentes e que se motivam de maneiras diferentes.
No grupo em questão temos pessoas com excelentes níveis de instrução e treinamento e algumas que vão bem além disso, com super poderes de precisão sobre-humana.
Como essa discussão se baseia em uma ficção, pensemos apenas no que podemos absorver de "real" de cada personagem.
Inicialmente temos no Gavião Arqueiro e na Viúva Negra a face mais humana desta equipe extraordinária. Mesmo sem nenhum super poder eles fazem de suas habilidades grandes armas. Temos neles, entre outros, a persuasão, a sagacidade, a precisão e a eficiência, algumas inerentes destas pessoas, mas todas, por serem competências humanas, possíveis de serem aprendidas e melhoradas. São a prova de que todos são importantes e são também a prova de que o indivíduo deve se fazer importante, buscando compensar suas fragilidades com o aperfeiçoamento de seus talentos.

vingadores
(Imagem: divulgação)
O Hulk é a representação de algo muito comum. Indivíduos que aparentemente são de difícil convivência ou de natureza arredia, com a motivação certa podem se revelar a grande força de resultado. Bem orientados, eles trazem para dentro do projeto todo seu conhecimentos e disposição e tornam palpáveis o cumprimento de várias etapas do trabalho.
O Homem de Ferro é a motivação. É aquele que faz as coisas andarem. Claro que o planejamento é necessário, mas às vezes gastamos tanto tempo no projeto que quando vamos implantá-lo ele já está ultrapassado. Um pouco de impetuosidade dá energia e ela se faz necessária para que a equipe não se acovarde diante do novo. Isso também exercita o raciocínio e faz com que o grupo tenha respostas mais rápidas diante dos desafios. Como nas maratonas, alguém precisa determinar o ritmo.
Thor, o semideus, em suas próprias palavras se declara intocável. É comum encontrarmos alguém assim nos grupos. Porém, distoando do habitual, Thor não é deslumbrado. Ele sabe de seu poder e exatamente por isso sabe que não precisa subjugar os mais frágeis. Sendo o "intocável", ele demosntra humildade pois sabe ouvir, sabe lutar ao lado dos demais e sabe compartilhar.
E enfim o Capitão América. O líder nato. Uma grande representação de liderança. Mesmo em uma equipe repleta de poderosos e gênios, a liderança que poderia ser disputada, foi naturalmente concedida a ele e reconhecida pelos demais. Eles confiam na estratégia do Capitão América pois sabem que ele foi treinado para isso e o capitão corresponde transmitindo segurança nos momentos de maior turbulência. Ele pode não ter o maior conhecimento e algumas vezes pode parecer antiquado mas o tempo todo ele mantém o otimismo e a confiança em sua equipe e assim consegue extrair o melhor de cada um. E ser líder nada mais é que isso: fazer sua equipe acreditar.
E assim, quando cada um reconhece a qualidade do outro, automaticamente percebe que a equipe só poderá funcionar se as individualidades forem deixadas em segundo plano. Mesmo que a motivação seja - e sempre será - diferente para cada um, o objetivo deve ser comum. Alguns vilões, a exemplo de Loki, podem ser mais difíceis de ser derrotados, pois eles pertubam nosso emocional e nos levam ao extremo de nossas possibilidades. Mas se houver sinergia dificilmente haverão metas inatingíveis e as características individuais, que a princípio parecem elementos que não combinam, se tornam peças chave de uma equipe completa e de sucesso.

Curta o Administradores no Facebook e siga os nossos posts no @admnews.


As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.