Gerenciamento de Projetos e o Encontro com o Alienígena

Autor: Peter Taylor


É possível que você conheça esta história:

Seis homens cegos foram convidados a determinar com o que um elefante parecia, pelo que sentiam ao tocar diferentes partes do seu corpo.


O cego que sente uma perna diz que o elefante é como um pilar, aquele que sente o rabo diz que o elefante é como uma corda, aquele que sente o tronco diz que o elefante é como um galho de árvore, aquele que sente a orelha diz que o elefante é como um ventilador manual, aquele que sente a barriga diz que o elefante é como um muro, e aquele que sente a presa, diz que o elefante é como um tubo sólido.


Um homem explica-lhes: "Todos vocês estão certos. A razão pela qual cada um de vocês classificou de forma diferente deve-se ao fato de que cada um tocou uma parte diferente do elefante. Na verdade o elefante tem todas as características mencionadas.

Esta é uma boa história que mostra que para explicar e compreender algo que é complexo é necessário ter-se a imagem completa. Cada um dos cegos estava correto, mas juntos tiveram uma compreensão maior.


Através de uma série de discussões pelo LinkedIn, fiz a seguinte pergunta:


"Nós todos sabemos a definição de gestão do projeto, mas, para que as outras pessoas entendam o que fazemos, como é que você descreve a gestão de projeto, de uma forma simples, para alguém que não tem a menor ideia sobre o assunto."


Pode ser impressão minha, embora eu tenho quase certeza que não, pessoas que estão fora da área de gerenciamento de projetos não têm noção do que se trata. Minha família não tem ideia sobre o que eu realmente faço e, aqui está um teste: pergunte a qualquer gerente de projeto se ele sabe responder a uma pergunta simples. Ele deve responder rapidamente, sem tempo para pensar; apenas responder! OK. Olhe em seus olhos e pergunte "o que faz um gerente de projeto?” - Aposto que ele irá murmurar algo parecido com “Ele gerencia projetos ...”


Não muito útil.


Naturalmente, como era esperado, as pessoas responderam com comentários que vão desde "Se um alienígena chegar do espaço, provavelmente saberá mais sobre gerenciamento de projetos do que nós" até o clássico “Eu pensei que os gerentes de projeto fossem alienígenas” – muito bem, não são, apesar de que os patrocinadores poderiam muito bem ser.


A seguir estão algumas das boas sugestões, juntamente com alguns dos meus comentários (E eu, naturalmente, agradeço a todos que apresentaram ideias):


"Ter a certeza de que alguma coisa que precisa ser feita não irá custar mais e demorar mais tempo do que o planejado, a todo o tempo antecipando quaisquer condições adversas ou obstáculos que possam impedi-lo de alcançar suas metas e planejar como superá-los se eles ocorrerem. Coordenar as pessoas para fazer diferentes atividades à medida que ocorrem e certificando-se que o objetivo final foi alcançado.”


Na verdade, quando eu explico em termos simples como estes, as pessoas olham para mim como se dissessem que isto não soa muito difícil e, com certeza, qualquer um pode fazer!


[Lição: Descrevendo as coisas de uma forma simples pode fazer parecer simples para serem feitas.]


"Uma maneira de reduzir a dor"


[Isso nos faz soar como uma pílula para dor de cabeça]

"Gerenciamento de Projetos envolve pensar antes de agir, fazer boas escolhas baseado em bom conhecimento, mantendo informados todos que precisam ser informados e equilibrar a necessidade de fazer um bom trabalho com os limites do nosso bolso."


[Muito bem colocado]


"Se eles chegaram aqui, não deveríamos estar perguntando a eles? Sem ofensa para a equipe da NASA, mas devemos aprender com os líderes de mercado."


[Avisei sobre esse tipo de resposta, mas eu gosto do conceito do líder de mercado]

“Começando algo novo e excitante feito com um grupo de pessoas!”


[Doce, com o olhar a partir de um ângulo diferente]


“A verdadeira definição de um projeto, de acordo com a acepção moderna, é um grande empreendimento, grande demais para ser gerenciado e, portanto, provavelmente o suficiente para se tornar em nada.”


[Um pouco negativo, talvez, mas eu percebo a dor]


"À medida que viajam através do espaço e tempo, gerenciamento de projetos é a ferramenta universal que permite que nossas viagens tomem o caminho mais curto através do espaço, em uma curta duração de tempo, com o uso do menor número de unidades de carbono qualificado possível."


[Eu gosto do estilo ágil aqui e havia um monte de 'viagens' baseadas nas explicações sugeridas]


"É importante ressaltar aos alienígenas que gerenciamento de projetos também requer a capacidade de realizar milagres, e que os gerentes de projeto são realmente milagrosos. Como Jesus que alimentou multidões com dois peixes e cinco pães, nós também temos que milagrosamente entregar expectativas irrealistas em prazos irreais, com um orçamento limitado. Que leva a uma habilidade muito especial: faz com que os gerentes de projetos sejam seres muito especiais. "


[Eu concordo com a proposta de sermos seres especiais, mas não tenho muita certeza das habilidades sobrenaturais - eu estou ouvindo mais dor]


“Gerenciamento de projetos é um verbo, não um substantivo."


[Um bom pensamento]


E assim os comentários seguiram-se (obrigado a todos mais uma vez) - uma mistura de desespero, humor e pensamento profundo.


Então, por que é tão difícil?


Aqui estamos nós com um alienígena (ou amigo ou parente ou vizinho) e nós temos 5 minutos para dizer-lhes o que fazemos. Certamente, devemos ser simples.


Albert Einstein disse: 'Se você não consegue explicar algo simplesmente, você não entendeu o suficiente sobre o tema'.


Realmente? Eu acho que nós sabemos de gerenciamento de projetos muito bem e nós certamente temos muita documentação sobre o assunto para nos ajudar e temos feito isso já há algum tempo.


Leonardo da Vinci declarou "Simplicidade é a sofisticação definitiva."


Então, todos nós não somos sofisticados? Definitivamente não. Parece que começamos uma jornada, mas ainda não chegamos a qualquer destino.


Em uma tentativa final e desesperada de obter algo útil para concluir este artigo eu acessei o serviço de respostas online 36663 que se declara ‘O serviço de respostas mais preciso do Reino Unido'. Depois de 5 minutos eu obtive esta resposta:


"O gerenciamento de projetos é o planejamento, execução e finalização dos projetos. Trata-se de identificar as necessidades de recursos e controle de qualidade."

Eu comentei isso com o alienígena que vive no quarto do meu filho adolescente, na maior parte das vezes jogando no X-box, e ele apenas disse "O quê?”


Ó Vida!


Sobre o autor:


Apesar do título de “O Gerente de Projeto Preguiçoso”, Peter Taylor é de fato um profissional dinâmico e astuto, que tem conquistado notável sucesso em gerenciamento de projeto, gerenciamento de programa e desenvolvimento profissional de gerentes de projeto. Atualmente é Diretor de PMO na Siemens PLM Software, um fornecedor global de soluções para gerenciamento de ciclo de vida de produtos. Mr. Taylor é um excelente comunicador e líder; sempre adota uma abordagem proativa e focada em negócios, e é um palestrante profissional com atuação através da City Speakers International. Autor do livro ‘The Lazy Project Manager’ (Infinite Ideas 2009). Maiores informações sobre o livro e o autor podem ser obtidas em www.thelazyprojectmanager.com.
E-mail do autor: taylor.peter@siemens.com