Nova estrutura para atualização de PDUs começa em 1° de março de 2011

A partir do resultado de uma pesquisa realizada pelo PMI, identificou-se que as pessoas não entenderam completamente as categorias PDU e como adequadamente relatá-las. O PMI melhorou a estrutura, que agora está mais amigável.

Passos que você precisa tomar antes de 1° de março de 2011

  • Cadastre seus PDUs ganhos no sistema CCR nas categorias PDU atual.

  • Após 1° de Março de 2011, os portadores de credenciais deverão informar qualquer PDUs ganhos que não tenham sido reivindicados usando as novas categorias.

  • Você não perderá nenhuma PDUs durante esta transição.

Síntese das alterações na estrutura das categorias de PDU:

  • A estrutura de categorias foi simplificada, reduzindo o número de categorias de 18 para 6 categorias.

  • Todas as categorias usam a regra: uma hora de atividade de aprendizagem é equivalente a um PDU.

  • As categorias foram expandidas para contemplar as oportunidades da Web 2.0 learning.

  • Haverá limites para certas categorias, que exigirão que todos os portadores de credenciais realizem ações de educação continuada em gerenciamento de projetos como parte da manutenção de sua credencial.

Também é importante notar o que não está mudando no programa:

  • O ciclo de renovação de três anos e o número de PDUs necessária para manter a credencial permanecerá o mesmo.

  • A estrutura da taxa de re-certificação continuará a mesma.

Estudo de Benchmarking 2010

O Estudo de Benchmarking em GP Brasil 2010 está oficialmente lançado e liberado para acesso no website www.pmsurvey.org. Com a nova ferramenta é possível fazer segmentações por estados e regiões.

Neste website você encontrará os resultados do Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos, uma iniciativa conjunta de diversos chapters do PMI - Project Management Institute, realizada anualmente, desde 2003.

Acessando a base de dados, você terá acesso a uma ferramenta exclusiva onde poderá fazer o download dos relatórios ou ainda a criação de filtros, que possibilitarão uma infinidade de segmentações interessantes, as quais poderão fornecer informações preciosas para sua análise.

Esperamos que você aprecie os resultados deste trabalho voluntário que envolve dezenas de profissionais que tem como seu principal objetivo, contribuir para o desenvolvimento da comunidade mundial de gerenciamento de projetos.

O PMI é uma associação não governamental, sem fins lucrativos, que lidera o desenvolvimento da disciplina "Gerenciamento de Projetos“ no mundo, possuindo atualmente mais de 350 mil membros filiados em quase 200 países.

Fundado nos Estados Unidos, em 1969, o PMI é representado no Brasil por 13 seções regionais, também chamadas de chapters. Existem hoje chapters constituídos no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos é resultado do trabalho integrado de todas as seções brasileiras do PMI, as quais são portanto, realizadoras desta iniciativa.

Resiliência combina sete competências humanas

Na física é a propriedade da matéria voltar ao estado original após algum tipo de deformação. Serve para quem consegue manter ou recuperar a essência emocional, após um trauma ou situação limite.

Por Eduardo Zugaib

Com toques de reality-show, o mundo assistiu ao resgate dos 33 mineiros chilenos, presos após o desabamento de parte das galerias onde trabalhavam. Durante o confinamento, ficou clara a diferença de se ter em uma equipe pessoas que, além da técnica, também se destacam no campo das atitudes.

À somatória de competências de quem consegue manter ou recuperar sua essência emocional, após um trauma ou situação limite, dá-se o nome de resiliência.

Original da física, este termo define a propriedade da matéria voltar ao seu estado original após algum tipo de deformação. Ainda é cedo para avaliar os traumas decorrentes do confinamento dos mineiros, mas temos razões de sobra para afirmar que, pela dimensão do ocorrido, a resiliência foi um dos grandes fatores de sucesso dessa grande história.

O pesquisador George Souza Barbosa, na sua tese de doutorado em Psicologia Clínica, define resiliência como a combinação de sete competências humanas:

A administração das emoções, que é a habilidade de manter a serenidade diante de situações de estresse como uma espécie de termostato, que orienta o comportamento conforme as pistas dadas pelo estado emocional dos outros. Se está muito quente, ele ajuda a esfriar e vice-versa.

Controle de impulsos, que é a capacidade de regular a intensidade dos estímulos nervosos e musculares que, somatizados, tendem a se transformar em desconforto e dor.

Otimismo, que fortalece a crença de que as coisas podem, precisam e devem mudar para melhor, o que nos devolve, ao menos em parte, o poder de decisão tido como perdido.

Análise do ambiente, que ajuda na identificação precisa das causas do problema e da adversidade presente. Um fator racional, que nos motiva na busca de lugares mais seguros e de menos risco.

Empatia traduz a capacidade de compreensão das emoções e sentimentos dos outros. Além de um exercício de compaixão, ajuda na tomada de decisões e na escolha de melhores argumentos.

Auto eficácia refere-se à necessidade de sermos eficazes na solução dos próprios problemas, por meio dos recursos de que dispomos, em nós e no ambiente.

Alcançar pessoas refere-se à capacidade de formar fortes redes de apoio, vinculando-se a outros, sem medo do fracasso.

A emocionante história dos mineiros chilenos testemunhada pelo resto do mundo tende a deixar muitas lições no campo do autoconhecimento e da liderança. Quem viver, verá, nas telas do cinema. Ou lerá nos best-sellers que vêm por aí.

Sobre o autor

Eduardo ZugaibEduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante em criatividade aplicada ao crescimento pessoal. Mantém o site Eduardozugaib.