CONSEGI 2009

Acontece de 26 a 28 de agosto de 2009 o II Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico.
Local: ESAF - Escola de Administração Fazendária - Brasília-DF.
Inscrições Gratuitas no site: http://www.consegi.gov.br.

O que realmente faz você pular da cama de manhã?

Sempre fiquei intrigado sobre quais os verdadeiros fatores motivacionais que levam um profissional a atingir, e até mesmo a ultrapassar, os objetivos da empresa.
Comece perguntando por que você levanta todas as manhãs para trabalhar e, talvez, possa chegar às seguintes respostas:
- porque você quer que a empresa tenha orgulho de você;
- para ajudar a empresa a crescer e prosperar no mercado;
- para fazer parte de uma equipe líder e vencedora;
- para colaborar com o crescimento do meu chefe etc..
Podem ser respostas válidas, mas descobri que no fundo há um motivo mais premente e significativo que norteia nossas ações. E qual seria este motivo?
Certa vez, em minha carreira de executivo, uma das minhas responsabilidades era supervisionar os funcionários em relação ao cumprimento das metas no faturamento mensal da empresa. Trabalhava diretamente com eles, fazia visitas e conversava com cada um, individualmente. Então perguntei a cada membro da equipe o que os motivava a pular da cama e ir trabalhar todos os dias.
Esperava ouvir respostas do tipo das citadas acima, me enganei. Escutei a maioria dizer que trabalhava para atingir um sonho pessoal:
- para ser promovido
- para casar
- para comprar uma casa nova
- trocar de carro
- e muitos outros variados motivos.
A partir daí sugeri um desafio ou "brincadeira". Pedi, então, que cada um desses membros da equipe que eu dirigia, me levasse uma foto ou figura que representasse o seu objetivo ou meta - a foto do carro, da casa nova, da futura esposa(o) etc.. Prometi que a empresa pagaria a moldura e solicitei que cada um colocasse seu sonho sobre a mesa ou pendurado na parede à sua frente.
Cada vez que cobrava os objetivos, estes não eram mais os da empresa, mas seus próprios. De maneira descontraída, mostrava-lhes que com os resultados atuais, seus sonhos e objetivos ainda estavam um tanto distantes. E quem criou essas metas foram os próprios consultores, individualmente, e não eram mais objetivos definidos pela empresa – para alguns talvez inatingíveis e vindo de cima para baixo. Como bom guerreiro e com seu brio desafiado, cada consultor se desdobrava para provar que poderia fazer melhor.
Impressionante! Com um investimento em 20 molduras, o faturamento disparou, pois nas minhas cobranças não mais falava sobre as metas da empresa, mas sim das metas individuais de cada um. Aí residia a diferença! Essa iniciativa fez com que os objetivos da empresa e os do individuo ficassem “alinhados”, resultando num ambiente de trabalho mais harmonioso e numa equipe mais produtiva.
Sugiro que, além de correr atrás de objetivos corporativos, estabeleça metas pessoais, definidas por você mesmo (e colocadas fisicamente à sua frente num quadro), pois estas certamente o ajudarão a fazer com que você caminhe na direção almejada.
A conclusão é que no fundo, no fundo, o motivo que nos leva a pular da cama e trabalhar com todo o afinco é para atingir nossos objetivos e sonhos pessoais.
Coloque a sua imagem do “ótimo emprego” (ou qualquer objeto do seu desejo) á sua frente. Tente... E veja o que vai acontecer!
Por Robert Wong (autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego” e um dos palestrantes mais inspiradores e requisitados do mercado)Fonte:
http://br.hsmglobal.com/notas/53682-o-que-realmente-faz-você-pular-da-cama-manhã

12ª Edição da Conferência Anual da ASUG Brasil

A 12ª Edição da Conferência Anual da ASUG Brasil (Americas' SAP Users' Group) será realizada no dia 11 de agosto, no Hotel Transamérica, localizado na Avenida Nações Unidas, número 18.591, em São Paulo.
Ao longo do dia você irá participar de diversas palestras paralelas apresentadas por clientes e parceiros SAP. Além disso, também poderão se reunir com os coordenadores dos Grupos de Estudos da ASUG. O evento irá reunir profissionais que influenciam e estão envolvidos, de maneira decisiva, sobre o processo de seleção, aquisição e implementação de produtos, serviços e soluções de tecnologia em suas corporações.
Quem for associado do PMI Capítulo São Paulo pode se inscrever e participar da Conferência Anual a custo zero, à exceção de pessoas que trabalhem em empresas parceiras da SAP.
Para fazer a inscrição acesse o link : http://www.rightsupport.com.br/asug/cadastrofacil/default.asp?t=1&cd=j80j24D>

Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos

Belo Horizonte - MG - Brasil
11, 12 e 13 de novembro de 2009

Chamada de Trabalhos
O PMI - Capítulo de Minas Gerais convida os profissionais envolvidos nodia-a-dia de gerenciamento de projetos, a apresentar cases, desafios, liçõesaprendidas e resultados de seu trabalho ou estudo com projetos no IV CongressoBrasileiro de Gerenciamento de Projetos que este ano será em Minas.
Temas SugeridosGerência de Projetos em Cenários de CriseGerência de Portfólio de Projetos e riscos associadosLiderança em Gerência de ProjetosNegociação em Gerência de ProjetosLições Aprendidas em Projetos mal sucedidosCasos de Projetos bem sucedidosGovernança em Gerência de ProjetosMaturidade em Gerenciamento de ProjetosPMO (Escritório de Projetos)Gerenciamento de PortfóliosGerenciamento de ProgramasA Importância da Comunicação em ProjetosSix Sigma e o Gerenciamento de ProjetosAlém de outras experiências que, abordem temas não listados, mas revelem exemplosda aplicação de boas práticas de gerenciamento de projetos.
01/05/2009 a 15/07/2009 - Período de recepção dos trabalhos completos no endereçoeletrônico fornecido.
Maiores informações no link http://www.pmi.org.br/congresso/chamada_4cbgp.pdf.

I Congresso Internacional de Gerenciamento de Projetos da Amazônia

Acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de Outubro em Manaus - AM - Brasil.
A chamada para apresentação de artigos já foi feita.
Vejam detalhes no link www.pmiam.org/congresso .